domingo, janeiro 14, 2007


Para primeiro post do ano... andamos atrasados! Malta, meus excelsos leitores e caros opinantes, desculpem esta ausência quase até indesculpável. Não foi por mal, mesmo. Falta de tempo, de inspiração, mas excesso de problemas para uma pessoa como eu... E pronto, deixei o meu blog cair no escuro poço que alberga a neptunina água do esquecimento. [como vêem, para compensar, hoje estou triplamente inspirada!! =P].
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
..........Começaram as aulinhas e, com elas, uns certos aborrecimentos e algumas más surpresas que me desiludiram. Mas o "escândalo do momento" lá no Camões tem sido mesmo a terrível reunião de pais do 12º A1 [leia-se a minha turma]. Pois é verdade, os papás de muita boa gente descompuseram os prof's como ninguém, em frente ao director, que quase ia tendo um AVC naquele sítio mesmo! Mas o pior de tudo foi... quando a minhã maezinha chegou a casa e perguntou, com voz trovante: 'Minha grande sacana! Então não consegues ouvir o que os teus professores dizem nas aulas por causa do barulho e da algazarra... e não me dizes nada??' E eu, inocentemente, sem saber do que a mulher estava a falar, sem saber porque esbracejava com tanto vigor(por momentos pensei que fossem bichinhos a cocegar...), e murmurei:
.........."Mas que aconteceu?"
..........Depois de longos momentos em que acalmei a pobre alma em estado grave de ataque de histeria, lá soube... raparigas que choram nas aulas, ruído ensurdecedor, prof's sem experiência... basicamente, HUMILHAÇÕES sem nexo e totalmente despropositadas a pessoas que admiro e vou admirar para sempre. E o que será mais interessante? O facto de todas aquelas coisas se passarem numa aula em que eu estou presente e nunca dei por nada! É certo que há um certo ruído de fundo em alguns dias e algumas aulas, mas não é coisa que impeça a aprendizagem (às vezes põe em causa a concentração...). Porém, com um berro e tal, a coisa vai ao sítio. E aposto que não há turma alguma neste mundo que não tenha os seus momentos de algazarra.
..........Foi o modo como se expôs o problema que acabou por indignar muitos dos que lá estavam. Há formas e formas de se falar, sem ferir susceptibilidades, ainda mais quando são pessoas que se esforçam e fazem tudo para que nós consigamos o que queremos. Admira-me a obtusidade de muitos papás que se dizem "bem". Até um "Se eu estivesse no lugar deles, demitia-me!!" circulou pela reunião. Um bocado de sensibilidade nunca fez mal a ninguém! Dizer o que se pensa, tudo bem. Humilhar e magoar pessoas em frente ao patrão? Que raio de gente é aquela?? Insurrectada... é o que é! A minha pobre mãe ouviu coisas do género: "O/A meu/minha filho/a tem explicações a tudo tudinho. o que não tem jeito nenhum, porque as aulas deviam de ser suficientes, e já estamos a pagar e não sei que mais blá-blá-blá...". Chegando a casa:
.........."Minha Sophia... tu não tens explicações a nada!!! Como vais sair da cepa torta? Queres explicações a Matemática? Eu dou-tas! Eu falo com aquele e aquela que tem um primo que conhece uma pessoa que tem um amigo que mete uma cunha para teres aulas de preparação com aquele prof muito bom que põe tudo quanto é gente em Medicina..."
..........Por favor... Matemática é a minha disciplina preferida, não foi à toa que estive no ano passado a fazer o curso do Sigma na FCUP...
.
..........Tirem-me daqui!!! Socorro!!! Dantes, sentia-me numa prisão, contudo tinha às vezes liberdade condicional. Mas agora... parece que estou numa prisão de alta segurança!!! Aiiiiiiiiiiii!...

..........Mas é a vida...

....Mais uma vez, desculpem. Desta feita, pelo desabafo!
Ah, e Bom Ano!! Para os que aqui vêm. Para os que, para além se cá virem espreitar, também comentam, um ÓPTIMO ANO!!!!!

....E agora aos meus prof's, bem porreiros por sinal: Tenham calma e não liguem a baboseiras desprovidas de argumentos e de razão![eles não vão ler isto, nem sabem que existe... mas paciência.]


P.S.: Acabei de descobrir que, para as faculdades de Medicina que só pedem uma específica, já entrei! =D isto se as médias não subirem para lá do meio valor. Aqui no Porto, só depois de fazer o exame de FQ é q posso dizer. Só espero que corra bem... xD

6 comentários:

Anónimo disse...

realmente ja nao postavas ha que seculos...lol

eu tou no mmo ano k tu...apesar de ter chumbado este ultimo ano...tou so com mat este ano...
em relaçao às reunioes de profs, eu tento sempre ao max esquivar os meus pais disso pa dps n ter de levar nas orelhas sermoes do mais indesejado mas tu la tiveste azar...boa sorte pa este ano! e bom ano pa ti tb!

bjs

Anónimo disse...

Desculpa lá, "neptúnio" é uma palavra proparoxítona.

Bela exposição e não desprovida de razão. Também não estiveste completamente inactiva. para além de resolveres os teus problemas, como dizes, ainda deste umas vistas de olhos por aqui e por ali, um comentário ou outro.

Também gostaria que este ano te fosse propício, mas nem sei como desejar-to, pois que a conjuntura não se afirma nesse sentido. Contudo, como não tens muitos problemas de emprego nem do género, acho que talvez consigas safar-te.

---- ---- ----

Olha, como este blog não tem e-mail à vista, deixo aqui aquilo que, de outro modo enviaria por e-mail.

Para conhecimento. Recebido do blog Do Mirante na circulação. Parece-me digno de crédito e de não desprezar.

Blog do Leão Pelado


-----Original Message-----
From: A. João Soares [mailto:ajoaosoares@gmail.com]
Sent: Sunday, January 14, 2007 9:26 AM
To: ajoaosoares@gmail.com
Subject: FW: Para o Mirante uma carta sobre tema espantoso!


Caros Amigos
Há casos espantosos. Os jornalistas fazem afirmações oníricas que não podem ser ignoradas. Esta ofende o Exército.
O Sr. Coronel e escritor Manuel Amaro Bernardo reagiu com uma carta ao DN que este não publicou de imediato.
Ela está em Do Mirante com o título «Afronta Grosseira e Caluniosa». Está à vossa disposição para meditação e comentário.
Se acharem de interesse difundam aos amigos e conhecidos.
Um abraço
A. João Soares

Do MIrante

http://joaobarbeita.blogspot.com/


-----Mensagem original-----
De: Manuel Bernardo
Enviada: sábado, 13 de Janeiro de 2007 18:38
Para:
Assunto: Para o Mirante uma carta sobre tema espantoso!


Para publicar no seu blog se assim achar interessante. Texto em anexo de carta
não publicada no DN.
Um abraço
Manuel Bernardo

Dom Jan 14, 02:49:00 PM 2007

14 Janeiro, 2007 15:13

Anónimo disse...

LOL... Grande post. É verdade, já não postavas à que tempos... Que saudades de ler as tuas críticas e histórias...
Mas adiante... em relação à reunião de pais lá no Camões (para quem não souber, sou da mesma turma que aqui a nossa amiguinha sophie) e, na minha honesta e humilde opinião, acho que foi a maior estupidez que se pode imaginar. Mal os meus pais chegaram a casa, também tive "relato" pormenorizado... Mas o meu não foi aos berros, como a maior parte deve ter sido.
Continuando... Sim, é verdade que existe o tal "ruído de fundo" nas aulas de Matemática, mas esse ruído provém exactamente das mesmas pessoas cujos excelentíssimos encarregados de educação se vão queixar! Não se admite! Depois vêm as teorias do "ah, se estiver muito barulho na sala, viras-te para a professora e saís porta fora!" e do "acabei de gastar mais de 300 euros em livros de Matemática paraa minha filhinha! A disciplina de Matemática era a preferida dela, agora é o Português!" As pessoas deviam de ter vergonha na cara... Não vou por aqui nomes, mas eu sei bem quem essas pessoas são e, Sofia, se os teus pais te contaram pelo menos metade da reunião da maneira que os meus me contaram, também sabes.
E isto tudo sem falar daquelas pessoas que não têm nem um pingo de respeito pela stora de Matemática! Acho inadmissível o "gozo" e a "troça" que elas fazem da stora... Quer dizer, lá por a stora Luzia já não estar por lá, pensam que fazem o que querem com esta professora nova, e saem impunes? Ai, se fosse eu a decidir... Não tenho laços nenhuns a manter nesta porcaria desta turma (excepto tu, Sofia!)... queimava-vos todos!
...
...
Bem... após este breve acesso de raiva (já me sinto melhor...) acho que dou por findo o meu comentário. Só queria desejar-te um bom ano, sophie, porque anda não tive oportunidade de o fazer... =) E tenho dito!
Beijinhos,
André

Anónimo disse...

é bom saber... e muito bom ler!
Gracias pikenos
mc

Anónimo disse...

Típico...

Eu como delegada de turma(cargo que não gosto de exercer!) sou chamada ás reuniões de direcção de turma ao ponto de ouvir TODAS as reclamações dos meus profs para depois reunir a minha turma e ilucida-los do que estão a fazer mal!
A culpa é nossa, é verdade! Mas é, também, de muitos profs que não sabem dar aulas ou ter o respeito dos alunos!
A ti o barulho pode não te afectar, mas se calhar aos profs q estão do outro lado afecta, pq não se conseguem concentrar ao ponto de dar seguimento á matéria,etc.
Posso te dar o exemplo de que eu era uma excelente aluna a matemática e quando mudo de prof o qual não consegue nem 1% de respeito da minha turma, as minhas notas desceram a pique...porque o barulho que se fazia no teste era tanto mas tanto que eu não me conseguia concentrar!

É verdade que a profissão de prof não é das mais fáceis, mas a culpa não é so dos alunos, a culpa é muitas vezes dos profs!*

Espero que teja tudo bem contigo, já que não falamos desde aquele assunto!

Tiago disse...

Ai os meninos andam-se a portar mal... lol. Aproveitem ao máximo a vida no 12º. Entram para a Universidade, e deixam de ter tempo para se divertir (excepto à noite). Muito estudo , muito trabalho e com bolonha ainda pior. Por isso aproveitem bem esse aninho...lol

Continua com o blog que está muito bom...