sexta-feira, maio 18, 2007

o cadáver

.
[Não, ainda não é este o post que vais gostar especialmente. És capaz de gostar porque vou falar de coisas que têm a ver com o teu curso, mas não é aquele post. Esse tem que ficar na incubadora durante mais algum tempo...]

Vi um cadáver. Atenção, não foram bocados de cadáver. Foi mesmo um cadáver inteiro, uma pessoa morta. Praticamente inteira, porque os alunos do 1º ano já tinham tratado de uma parte dele. Mas uma parte pequena, ainda.

Tínhamos ido visitar o Museu de Anatomia da faculdade X. Andávamos por lá, atrás do guia, a ver mãos, pés, pernas, corações, pulmões (eu peguei nuns com as minhas próprias mãos, podem-se roer! =P nunca tinha pegado em pulmões humanos mumificados, só de vaca, e estavam frescos... xD), úteros, fetos (esses são os que metem um bocado de impressão, porque são mesmo miniaturas humanas, e parecem tão frágeis ali no formol...), cavidade abdominal e toráxica, intestinos, estômagos, encéfalos/cérebros (a parte que mais gostei, como é óbvio...) bem, uma panóplia de órgãos e pedaços de pessoas altamente! =D


Só tínhamos acesso ao museu. Mas, quando estavamos a ver um órgão qualquer, vi uma porta entraberta. Não resisti: espreitei. E vi uns pés. Castanhos. Eu estou a escrever, e vocês a ler, mas não vão captar a sensação espectacular que é ver um morto de relance. E eu disse, Olhem, um morto! Gritos, lágrimas a correr, (não minhas, eu estava todo feliz xD) e a pessoa guia Y rapidamente fechou a porta, alegando que não podíamos ver o conteúdo daquela sala, e não sei que mais.
Mas eu não desisti: vá lá, pessoa guia Y, deixe-me ver, por favor, plizzzzzzzz, não seja assim, vá lá, nós não dizemos a ninguém... e a pessoa guia Y cedeu! =D

Entramos dentro da sala. Olhamos para a pessoa... e senti um arrepiozinho no estômago. Foi... surreal. Tinha um ar muito calmo e digno, ao mesmo tempo, Digno, apesar de lhe faltarem pedaços de perna, pois já estava um pouco dissecada. Quero ser eu a fazer o resto da disseção! =D
Engraçado foi também haver imensos baldes com pernas, pés, braços, mãos... eu ia caindo dentro de um deles, se não me tivessem avisado que não era a parede por detrás de mim. Havia de ser bonito... xD

Vão ao Museu de Anatomia mais próximo. E vão ver que é a coisa mais maravilhosa que pode haver à face da Terra. E que já foi sabe que não estou a exagerar!

Quando eu morrer, também vou doar o que de mim restar! Vou pôr muitos alunos de medicina contentes, eheheh! xD

P.S.: Não sei se sabem já, mas está em Lisboa uma exposição mesmo muito interessamte, "O Corpo Humano Como Nunca O Viu", uma mostra de cadáveres humanos. É mesmo muito boa, e mal acabem os exames lá vou eu ver os meus semelhantes! xD
Consultem este site: http://www.ocorpohumano.net/

P.P.S.: Não referi o nome da instituição que suporta o Museu de Anatomia, bem como o nome do/a guia, porque a condição para entrarmos na sala do cadáver era não dizermos a ninguém que lá estivemos. xD Quebrei parte do acordo, mas só parte, porque vocês não sabem onde estive! Por isso... Mas agora não se ponham a adivinhar, vá lá... =P


10 comentários:

Eu disse...

Eu disseco-me pelos teus parágrafos a fora e quase morro de riso ;)

gostei particularmente da parte "Tinha um ar muito calmo..." vou treinar para qdo morrer tb ter essa calma (pelo menos aparente)



(o resto vou ler depois, pq gostei de ler este primeiro ;)))

Tiago disse...

Gostei do post. Achei piada aquele primeiro paragrafo com letra pequenina e entre[]. Quando entrei, vi a foto e pensei: -É este!!!. Depois começo a ler e logo nesse parágrafo foi a desilusão.
Deixa lá, eu espero.

Inda bem que gostaste dessa visita. deve ter sido mesmo fixe.

bjito para si, Assassina de cadáveres mortos [lool]

Astray disse...

Parece...interessante, mas eu cá prefiro centrar-me nos vivos!

foryou disse...

Bolassss uma coisa destas acabadinha de acordar... tu queres matar-me????????

Cris disse...

Bem, tendo em conta que sou doida pela série "Bones" acho o teu interesse bastante saudável.... Tem cuidado, com a idade vai piorar... quando deres por isso estás a ler biografias de assassínios em série, autocombustão e afins!

Bjo
C.

Sapo Inquisitivo disse...

polémica à espera!!

cumps

Rafeiro Perfumado disse...

Gosto da naturalidade com que dizes "uma sala com baldes cheios de mãos e pés e pirilaus"...

ALeite disse...

Isto é bué de macabro pró meu gosto. Bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

Existe gosto para tudo mesmo... Argh!

Victor Hugo_v8 disse...

nossa,estou passado!!!
só do q vc escreveu já sinto arrepios,
e ainda mais saber q esse cadaver q vc descreve já teve vida...
mas é uma senssação realmente incrivel!