sábado, junho 23, 2007

...

Li por aí umas coisas de acreditar ou não no amor à primeira vista, ou na existência de uma pessoa para a vida ou daquela pessoa. Isso não é relativo? Porque se há uma pessoa destinada para outra, então pode estar em qualquer lado! É uma grande coincidência que Pimbas!, se encontre e tal.
Por isso é que essas coisas passaram a ser uma treta das grandes para mim. A escolha da pessoa com quem se vai compartilhar o colchão durante uns tempos está condicionada pelo sítio onde vivemos/estudamos/trabalhamos/coisamos. Pelo nosso estado de espírito num determinado momento. Imaginemos que as almas gémeas existam mesmo. Quem sabe se não é um engraçadinho a "tal" pessoa, mas que nos aparece à frente numa altura extremamente má da vida/trabalho/mês. Amigo, esquece.
Mas não é só. Se um determinado alguém é aquela pessoa, não se devia de saber isso, mesmo que inconscientemente? Ou seja, nada de dúvidas nem suposições nem medos nem angústias. Tinha-se todas as certezas. Ora, isso não acontece com ninguém. Quer dizer, até pode acontecer, mas passado algum tempo cai-se lá de cima da nuvem e bate-se com a testa no chão. Em cheio! Portanto, aprende-se que não se pode confiar totalmente, que há sempre alguém que nos vai estragar o que estamos a construir com tanta dedicação.
Além do mais, há um pequeno pormenor: a "pessoa certa" não se devia encontrar logo? E não era suposto haver uma para cada um? Então, como há solteirões?? E porque é que se acabam namoros e a taxa de divórcios tende a aumentar? Não é para toda a vida? Ou será que o eternamente dura só até acabar? Que é isso do eternamente? Muito tempo? Pouco? E o para sempre? Existe para além dos livros da Branca de Neve & C.ª?
Não é um namoro também uma situação de conveniência? "Tu agradas-me, eu gosto de falar contigo, eu faço-te rir, és bom/boa na..." ah, isto já não é para dizer. Aquela "química" que supostamente se sente, não será ela imaginação? Forçada, porque algures se ouviu que é preciso que ela exista para tudo dar certo... Pensa-se que existiu. Nada mais. Quando acaba, assentam-se os pés no chão e conclui-se isto mesmo. Que era tudo um sonho.

Não será tudo uma grande mentira esta coisa do amor e da paixão? Que raio é isso? Talvez não exista. Ou melhor, talvez devesse existir, só que não se sabe bem o que é, por isso não se encontra. É como se se estivesse a procurar algo informe. Que pode ser tudo. Ou nada.

17 comentários:

Tiago disse...

Olá. Gostei do texto.
Tu falas aí numa parte da química que tem de existir. Então eu como gosto de química vou-te explicar o que é isso.(vou repartir por vários commentspara não ficar muito grande e para teres muitos no blog)
Existem 2 elementos. O homem(Hm) e a Mulher (Mu).

Tiago disse...

Elemento: Homem
Símbolo: Hm
Massa atómica: normalmente 70, mas pode variar entre 0-150kg.
Descoberto por: Eva
Ocorrência: normalmente encontrado junto ao elemento Mulher (Mu), em alguns casos a concentração é bastante elevada.
Propriedades gerais:
- perde a estabilidade quando misturado com etanol
- passa a estados de baixa energia depois de reagir com o elemento Mulher (Mu)
- ganha massa com o passar do tempo, e a capacidade reativa diminui
- raramente encontrado na forma pura após 14 anos
- normalmente recoberto por uma camada dura, mas com um interior mole.
- estrutura simples
Propriedades químicas:
- propridades alteradas quando reage com formas impuras de Mulher (Mu)
- pode reagir com vários isótopos de Mulher (Mu), e em alguns casos a reação é muito rápida
- pode reagir de forma violenta quando submetido a pressão
Usos: beneficiamento do elemento Mulher (Mu)
Cuidados: pode reagir de forma violenta se impedido de interagir com o elemento Mulher (Mu). O elemento mulher pode torná-lo muito maleável.

Tiago disse...

Elemento: Mulher
Símbolo: Mu
Massa atómica: normalmente 59, mas pode variar entre 40-150kg.
Descoberto por: Adão
Ocorrência: próximo a áreas urbanas, em casos raros pode ser encontrado na forma virgem.
Propriedades gerais:
- superfície normalmente recoberta por pigmentos
- entra em ebulição facilmente e "congela" sem razão aparente
- derrete com tratamentos especiais
- pode causar fortes dores de cabeça se manuseada sem cuidados
Propriedades químicas:
- grande afinidade por ouro, prata e pedras preciosas
- absorve grandes quantidades de substâncias caras
- pode reagir violentamente se abandonada
- aumenta a reatividade quando tratada com quantidades adequadas de etanol
Usos: como ornamentação
Cuidados: cada situação requer um cuidado diferente e que varia com o tempo e condições ambientes, extremamente inconstante.

Tiago disse...

E isto é a carta de amor que o homem escreve à mulher que por acaso se chama valência:

Ouro Preto, zinco de agosto de 1978.

Querida Valência:

Sinto que estrôncio perdidamente apaixonado por ti. Ao deitar-me, quando descálcio meus sapatos, mercúrio no silício da noite, reflito e vejo que sinto sódio. Então, desesperadamente, chouro.
Sem ti, Valência, minha vida é um inferro. Ao pensar que tudo começou com um arsênio de mão, cloro de vergonha. Sabismuto bem que te amo, embora não o digas, sei que gostas de um tal de Hélio e também do Hidro-Eugênio. De antimônio posso assegurar-te que não sal nenhum érbio e que trabário para viver. Oxigênio cruel tu tens, Valência! Não permetais que eu cometa algo errádio.
Por que me fazer sofrer tanto assim, sabendo que tu és a luz que me alumina? Meu caso é cério, mas não ácido razão para um escândio social.
Eu soube que a Inês contou que te embromo com esse namouro. Manganês, deixa de onda e não acredita niquela disser, pois sabes que nunca agi de modo estanho contigo. Aliás, se não tiveres arranjado outro argôniomento, procura um Avogadro e me metais na cadeia. Lembra-te, porém, que não me sais do pensamento.
Abrácidos comovidros deste que muito te ama.

Magnésio

White_Fox disse...

Epá, ri-me bué com estes últimos comentários!

Quando ao teu post, acho piada a pensarmos que todos temos alguém que é a tal alma gémea!
Tenho uma colega que diz que vamos encontrando várias almas gémeas ao longo da nossa vida!
Mas tb acho k o pessoal anda mais preocupado em namorar do que a encontrar namorado(a). Percebeste o ponto de vista? Cada vez mais as pessoas envolvem-se com outras sem gostarem realmente delas...

João disse...

k comentarios engraçados

foryou disse...

Bom texto! Boas perguntas!
Mas não tenho respostas para te dar, nem vou procurá-las. Há coisas que são para se viver, se sentir e isso é quanto basta! Para quê procurar explicações, só complica.

Francis disse...

O amor? Já se vende por ai. Qual é a confusão?
:-)

A. João Soares disse...

Cara Sapiens,
Soube há pouco que estamos na mesma equipa. Estou feliz por mais esta aquisição de muito peso, isto é de peso de qualidade, de ouro!
Estas palavras nada têm a ver com a alma gémea, mas sim com a Mentira!
É que isso de almas gémea é muito perigoso, porque o amor entre gémeos é proibido por lei e perigoso para os descendentes!
Gostei da lição de química dada por Dinar Al-Khattab.
Um abraço

pé descalço disse...

sophia

O tema do teu texto levanta tantas questões importantes que eu nem me atrevo a discordar da tua opinião final...
pode ser tudo ou nada!!!

bjs

peace_love disse...

No amor À primeira vista não acredito, mas acredito em almas gémeas :)
Pela minha experiência!

A. João Soares disse...

Cara Sapiens,
Deixo aqui uma sugestão, esperando a sua adesão:
Está a ter grande adesão a petição de apoio à causa do Professor António Caldeira do Blogue "Do Portugal Profundo". Como estou solidário com a sua causa e contra mais esta tentativa de amedrontar quem tem a coragem de falar claro e dizer aquilo que pensa, divulgo em «Do Miradouro» esta mensagem com o link para a petição. Todos os que o desejarem podem copiá-la e utilizá-la. Importante mesmo é que nos lembremos que esta luta do Professor Caldeira, é uma luta por todos nós e que tem também de ser de todos nós, pela liberdade que desejamos e pela verdade a que temos direito.
Abraço

Anónimo disse...

O ser humano é um ser social.
Uma alma gemea nada mais é do que alguem com vivencias parecidas contigo, chama-se a isso grupos sociais, dentro dos quais encontras pessoas com semelhanças a ti. Na adolescencia és bastante enganado por isso, na necessidade em projectares nos outros o que vês em ti para acreditares que é ali, de facto, que pertences. Não há casamentos perfeitos, não há pessoas perfeitas, a não ser que seja uma relação feita atraves da mentira. Ainda, na minha opinião, viver com alguem parecido contigo é bastante aborrecido.

Se tentares racionalizar cada aspecto da tua vida vais te deparar com uma realidade que te leva a dois sitios - á tristeza e ao isolamento. Queres definir um objectivo Humano? Reproduzir. Queres definir um objectivo das relações interpessoais? Proveito. Queres viver com esse peso nos ombros? Não me parece.
É sempre melhor viver na ignorancia, não pises a linha do conhecimento, já dizem os ensinamentos da biblia.

Parabens pelo blog, é bom ver gente da tua idade interessante, coisa que se vai perdendo neste mundo futil.

Paulo Branco.

Beko the Great disse...

Pá... Que pessimismo é esse todo? Apesar de ser Antitudo... se há qualquer coisa que acho que existe de verdadeiro no mundo é o amor... agora a definição de amor varia muito... tanto se pode amar uma camisola, vesti-la umas 2/ 3 vezes e depois deitar fora, como podes amar uma pessoa e viver com ela para sempre.

Bem, provavelmente tu dizes isso porque tiveste alguma desilusão amorosa, ou não estás particularmente apaixonada por ninguém... Provavelmente eu digo isto porque ando completamente nas nuvens... Se vou bater com a cabeça no tecto!? Duvido, sinceramente... Mas também tenho a certeza absoluta que sou um caso muito à parte... ;)

Empregos no Mundo - Oportunidades Estrangeiro disse...

Olá,
Dada a tua visita pelo meu blog, despertou-me a curiosidade de dar um salto por aqui. Gosto deste post, da maneira como escreves, do teu ponto de vista. Vejo que em alguns pontos, as nossas opiniões se coincidem, mas em outras nem tanto. O amor e a paixão de facto existem, são sensações que outrora muitos tentaram descrever e outros ainda o tentam... Podemos olhar para as palavras e sentir alguma nostalgia dentro de nós.

Obrigado pela visita, vou continuando a "espreitar" as tuas palavras.

M.M.

peace_love disse...

Então e novidades sobre os exames??

passoefico disse...

Que mania a do homem. Arranjar definições para o amor? Analisá-lo como de um qualquer objecto se tratasse...Se pensarmos friamente, acabamos sempre por concluir que isso da alma gémea não existe. Mas quando estamos apaixonados, não pensamos todos que a encontrámos? Tal como ouço uma música e a sinto como única, também julgo ser única a pessoa que amo. E que mal pode haver nisso, pergunto eu? Amar e sofrer, vivemos para isto e disto não podemos fugir...
http://passoefico.blogspot.com