sexta-feira, janeiro 26, 2007

para que serve a vida?



____Olhei para um lado e para o outro. Mas não te vi. Não estavas. Porquê?, é a pergunta que imponho a mim mesma. Porquê? PORQUÊ???
____Não sei responder. E tu, sabes? Queres saber? Queres dizer?

____Houve um tempo em que tudo era belo, harmonioso. Houve um tempo em que eu me sentia bem. Houve um tempo... em que eu fui FELIZ. Agora... refugio-me em sorrisos amarelos, em gargalhadas forçadas, em esgares pensados ao mínimo pormenor para que pareçam espontâneos.
____Mas há uma coisa que não dá para forçar. Que, por muito que tente... não consigo disfarçar. Contudo, nem na falta de brilho dos meus olhos reparaste. Não me vês. Será que estou a ficar transparente?

____Não sei. Nem quero saber. A apatia está a tomar conta de mim. Já não sei viver.

____Ainda tudo se pode salvar. Queres ensinar-me a respirar? Queres explicar ao meu coração como são as batidas do amor?

____Outra vez?



__________________Eu quero. Quer tu também. Só os dois.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

"o bicho gente"

.........."Exausta, deixou-se ficar prostrada, a saborear o alívio. As cancelas escancaradas fechavam-se lentamente... Por fim, cansou-se da própria imobilidade. Ergueu-se, então. E permaneceu assim alguns segundos a ouvir o silêncio, como a ver se lá do longe vinha resposta aos gritos desesperados que lançara. Nada! O mundo emudecera.
..........Com fetos verdes limpou-se. Depois deixou cair aquele aquele pano sujo no charco onde o filho dormia. O pé, sem ela querer, foi escavando e arrastando terra... Aos poucos, o seu segredo ia ficando sepultado... O pé tentava deslocar agora uma lage que estava ao lado. Era pesada de mais. E as mãos ajudaram... O sol, cada vez mais baixo, lançava os últimos avisos da sua luz. E os olhos de Madalena viram claro. Eram horas de regressar. Eram horas de voltar à aldeia e matar aquela sede sem fim na fonte fresca da Tenaria."

Miguel Torga, "Os Bichos"

domingo, janeiro 14, 2007


Para primeiro post do ano... andamos atrasados! Malta, meus excelsos leitores e caros opinantes, desculpem esta ausência quase até indesculpável. Não foi por mal, mesmo. Falta de tempo, de inspiração, mas excesso de problemas para uma pessoa como eu... E pronto, deixei o meu blog cair no escuro poço que alberga a neptunina água do esquecimento. [como vêem, para compensar, hoje estou triplamente inspirada!! =P].
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
..........Começaram as aulinhas e, com elas, uns certos aborrecimentos e algumas más surpresas que me desiludiram. Mas o "escândalo do momento" lá no Camões tem sido mesmo a terrível reunião de pais do 12º A1 [leia-se a minha turma]. Pois é verdade, os papás de muita boa gente descompuseram os prof's como ninguém, em frente ao director, que quase ia tendo um AVC naquele sítio mesmo! Mas o pior de tudo foi... quando a minhã maezinha chegou a casa e perguntou, com voz trovante: 'Minha grande sacana! Então não consegues ouvir o que os teus professores dizem nas aulas por causa do barulho e da algazarra... e não me dizes nada??' E eu, inocentemente, sem saber do que a mulher estava a falar, sem saber porque esbracejava com tanto vigor(por momentos pensei que fossem bichinhos a cocegar...), e murmurei:
.........."Mas que aconteceu?"
..........Depois de longos momentos em que acalmei a pobre alma em estado grave de ataque de histeria, lá soube... raparigas que choram nas aulas, ruído ensurdecedor, prof's sem experiência... basicamente, HUMILHAÇÕES sem nexo e totalmente despropositadas a pessoas que admiro e vou admirar para sempre. E o que será mais interessante? O facto de todas aquelas coisas se passarem numa aula em que eu estou presente e nunca dei por nada! É certo que há um certo ruído de fundo em alguns dias e algumas aulas, mas não é coisa que impeça a aprendizagem (às vezes põe em causa a concentração...). Porém, com um berro e tal, a coisa vai ao sítio. E aposto que não há turma alguma neste mundo que não tenha os seus momentos de algazarra.
..........Foi o modo como se expôs o problema que acabou por indignar muitos dos que lá estavam. Há formas e formas de se falar, sem ferir susceptibilidades, ainda mais quando são pessoas que se esforçam e fazem tudo para que nós consigamos o que queremos. Admira-me a obtusidade de muitos papás que se dizem "bem". Até um "Se eu estivesse no lugar deles, demitia-me!!" circulou pela reunião. Um bocado de sensibilidade nunca fez mal a ninguém! Dizer o que se pensa, tudo bem. Humilhar e magoar pessoas em frente ao patrão? Que raio de gente é aquela?? Insurrectada... é o que é! A minha pobre mãe ouviu coisas do género: "O/A meu/minha filho/a tem explicações a tudo tudinho. o que não tem jeito nenhum, porque as aulas deviam de ser suficientes, e já estamos a pagar e não sei que mais blá-blá-blá...". Chegando a casa:
.........."Minha Sophia... tu não tens explicações a nada!!! Como vais sair da cepa torta? Queres explicações a Matemática? Eu dou-tas! Eu falo com aquele e aquela que tem um primo que conhece uma pessoa que tem um amigo que mete uma cunha para teres aulas de preparação com aquele prof muito bom que põe tudo quanto é gente em Medicina..."
..........Por favor... Matemática é a minha disciplina preferida, não foi à toa que estive no ano passado a fazer o curso do Sigma na FCUP...
.
..........Tirem-me daqui!!! Socorro!!! Dantes, sentia-me numa prisão, contudo tinha às vezes liberdade condicional. Mas agora... parece que estou numa prisão de alta segurança!!! Aiiiiiiiiiiii!...

..........Mas é a vida...

....Mais uma vez, desculpem. Desta feita, pelo desabafo!
Ah, e Bom Ano!! Para os que aqui vêm. Para os que, para além se cá virem espreitar, também comentam, um ÓPTIMO ANO!!!!!

....E agora aos meus prof's, bem porreiros por sinal: Tenham calma e não liguem a baboseiras desprovidas de argumentos e de razão![eles não vão ler isto, nem sabem que existe... mas paciência.]


P.S.: Acabei de descobrir que, para as faculdades de Medicina que só pedem uma específica, já entrei! =D isto se as médias não subirem para lá do meio valor. Aqui no Porto, só depois de fazer o exame de FQ é q posso dizer. Só espero que corra bem... xD